Por que não consigo enviar e-mails do meu quarto de hotel ?

 

Devido a relatos de vários clientes que estavam com problemas de enviar e-mails usando a rede de seus hotéis, resolvemos explicar uma prática que está muito comum por hotéis de todo o mundo, que afetam não só a BS2 mas sim, qualquer outro provedor de e-mails.
Tivemos relatos de clientes que não conseguiam enviar e-mails de hotéis nos Estados Unidos, Alemanhã, Inglaterra e até na China.

Talvez você já saiba, mas quando você envia um e-mail, você está conectado a um servidor remoto pelo protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), utilizando a porta 25 de comunicação do protocolo TCP.

Muitos hotéis e possívelmente outras organizações, começaram a interceptar os e-mails enviados para qualquer servidor de e-mail na porta 25, e redirecionando-as através de seu próprio servidor de email. Assim, embora o seu cliente  de email ( Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc) estar configurado para enviar seu e-mail através do servidor SMTP de, digamos, o seu provedor, a infra estrutura do hotel envia através do seu servidor de e-mail de qualquer maneira.
E em cima disso, eles limitam a quantidade de e-mails que você pode enviar e podem fazer até auditorias, salvando uma cópia de todos os e-mails que você enviou.

Por que eles fazem isso? Por causa do spam.

Eles não querem que algum spammer hospede-se em seu hotel e use seus recursos para enviar centenas ou milhares de e-mails de spam para o mundo todo. Ou do mesmo modo, ter uma máquina de um cliente que é infectada por um spam zombie (vírus que envia spam) de fazer o mesmo.
Isso não só entope a rede do hotel, mas isso pode resultar que o endereço IP do hotel seja cadastrado nas  listas negras de bloqueio de spam, famosas RBL (Relay Black List). E isso não é algo que os hotéis querem.

Então eles interceptam e limitam o que você pode fazer.

Felizmente, existem diversas soluções para contornar este problema.

Use o Webmail. Geralmente os provedores disponibilizam uma interface Web que pode ser usada de maneira rápida para acessar seus e-mails. A BS2 disponibilza no seguinte endereço: https://webmail.bs2.combr, automaticamente você é redirecionado para um ambiente seguro, https, garantindo assim um canal seguro em sua autenticação com o provedor.

Use uma VPN. Ideal para empresas que possuem um setor de TI. Se você ou sua empresa têm a capacidade de se conectar a uma VPN, ou Rede Privada Virtual, essa conexão ignora esses tipos de redirecionamentos.

Use SSH tunneling. Para usuários avançados. Se você puder, esta é a solução recomendada. Quando você estiver em uma rede externa, como um hotspot wi-fi ou até mesmo um hotel de rede com fio, você realmente não sabe quem mais poderia estar rastreando o seu tráfego de internet, e possivelmente fazendo escutas em seu e-mail, ou pior, as senhas de seus e-mails.

Agradecimentos à ask-leo.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *