Como ter meu primeiro site: Passo a passo

Ter um site, hoje em dia, já deixou de ser uma opção e se tornou um pré requisito para que seu negócio ou mesmo o seu projeto tenha um grande alcance. Os sites se tornaram as novas páginas amarelas, sempre que algum consumidor estiver procurando por alguma alternativa buscará primeiro na internet.

De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)*, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas.

Agora que chegou a hora de seu negócio entrar no mundo digital, você deve estar se deparando com uma série de dúvidas, não é mesmo? Não se preocupe! Criamos um passo a passo para que o projeto de seu site saia do papel.

(*) Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’,2015

Domínio

A primeira coisa a se ter em mente é o domínio, ele representa sua marca na web, ou seja é aquilo que aparece como endereço em sua barra de navegação https://.meuprimeirosite.com  ou mesmo  https://meuprojeto.com.br representam alguns exemplos de domínios.

Como escolher um nome de Domínio

É pelo seu domínio que os consumidores poderão achar seu site na web, separamos algumas dicas para a hora de criar seu nome:

  • Opte por nomes curtos de até no máximo 12 caracteres;
  • Evite adicionar números se eles não fizerem parte do nome de sua empresa, acentuações ou traços;
  • Procure escolher um domínio que possua palavras chaves relacionadas ao seu produto ou negócio;
  • Escolha um domínio de fácil memorização;
  • Evite palavras estrangeiras pouco conhecidas;

Você também precisará escolher uma extensão para o seu domínio ( como .com; .com.br; net; .club; etc.)  As extensões  mais comuns são .com ou .br e, por isso e geralmente são as mais indicadas, afinal elas passam mais confiança ao usuário.

Registrando o Domínio

Para se obter um domínio é preciso registrá-lo, assim seu site terá um nome exclusivo e somente seu. Alguns provedores de hospedagem permitem o registro diretamente por suas plataformas mas nós aconselhamos que faça este processo pelo https://registro.br/.

  1. Teste se o nome de escolha está disponível;
  2. Realize seu cadastro utilizando seu CPF ou CNPJ;
  3. Pague a taxa anual. As taxas variam de acordo com a extensão escolhida, mas o pagamento sempre será feito anualmente.

Para ter acesso ao nosso manual com as instruções e telas para registrar seu domínio, clique aqui.

Hospedagem

Depois de ter registrado seu domínio, chegou a hora de escolher onde seu site irá “morar”, a  hospedagem funciona como um serviço de armazenamento para o seu site. Ela permitirá que seu site esteja sempre disponível e possa ser visualizado em todo o mundo.

Cada provedor oferece planos diferentes, que variam de acordo com a disponibilidade de armazenamento (capacidade), espaço de e-mails, banco de dados, dentre outros.

Planeje bem o seu site para saber quanto espaço ele vai precisar. Geralmente, para quem está começando, os planos básicos atendem bem às necessidades iniciais.

E-mail profissional

Como muitos provedores oferecem integrações com e-mail e você já registrou seu domínio, aproveite para criar um e-mail profissional, personalizando-o com o seu endereço, por exemplo, contato@meuprojeto.com.br.

Layout

Agora basta cuidar da fachada de seu site, ou seja pensar no layout de suas páginas. O seu conteúdo deverá estar distribuído de forma inteligente para que seu usuário tenha uma boa experiência de navegação.

Algumas dicas na hora de planejar seu layout:

  • Tenha uma paleta de cores e fontes definidas
  • Crie um padrão para seguir em suas páginas
  • Utilize imagens para atrair a atenção do seu navegante
  • Crie um site fácil de ser entendido, utilize menus de navegação

Alguns provedores disponibilizam templates prontos para que o cliente monte seu site, já outros permitem que você encomende o site com um profissional. O uso de templates é uma forma de você colocar a mão na massa e moldar o site como esperado, indicamos o uso do template para usuários que já estejam mais acostumados com uso de recursos digitais, caso contrário, esta alternativa poderá acabar demandando muito tempo e não apresentando o resultado que você tinha em mente.

Caso opte por um profissional, busque passar o conceito do que espera da forma mais completa possível para quem irá desenvolver o layout, assim o profissional será guiado de uma forma mais completa. Normalmente você pode acompanhar todo o processo de criação, mas tenha em mente que quanto mais completas e precisas forem suas informações mais rápida será a entrega de seu site.

O site está pronto!

Com seu site pronto, pense em maneiras de divulgá-lo para que mais pessoas saibam sobre seu negócio. Que tal deixar o endereço de sua página impresso em seus cartões de visita? Ou mesmo aproveite as redes sociais e comunidades que tem a ver com o seu negócio para divulgar sua página.

Lembre-se de sempre manter seu site interessante aos usuários, evite sites estáticos e sem novidades e atualize frequentemente seu conteúdo.

Cuidando sempre de sua página, mantendo-a coerente com seu negócio e deixando seu cliente sempre atualizado com suas novidades seu site logo será um forte aliado para o seu empreendimento.

Para ter acesso a um checklist exclusivo de passo a passo para a criação de seu site, clique aqui.

 

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *