Raid com discos Western Digital série green ?

Em algumas listas de discussão, existe uma lenda que os discos da Western Digital série green não são feitos para fazer parte de um array raid, bom, não é bem assim.

A Western Digital fabrica vários tipos de discos, entre eles temos os discos para uso em Notebooks, Desktop e para Servidores, portanto, antes de comprar qualquer disco é necessário saber para qual uso ele será usado.

A série green está presente tanto em discos desktop, quanto os raid edition para servidores. Exemplo raid edition série green. Possuem também para a linha mobile, veja no final do post uma lista com os discos.

Os discos Caviar série green da Western Digital são ideais para ambientes caseiros pois usam pouca energia e são extramamente silenciosos, se você pensa em utilizar qualquer tipo de raid com estes discos, é aconselhável se pensar bem, se o raid é para obter desempenho, escolha os discos para este tipo de ambiente.

Do site da Western Digital:

Western Digital fabrica discos rígidos edição desktop  e discos rígidos edição RAID. Cada tipo de disco rígido é desenhado para trabalhar especificamente em qualquer ambiente de um computador desktop ou um ambiente empresarial exigente.

Se você instalar e usar um disco rígido edição desktop conectado a um controlador RAID, a unidade pode não funcionar corretamente a menos que em conjunto qualificado por um OEM da empresa. Isso é causado pelo processo normal de recuperação de erro que um disco rígido edição desktop usa .

Quando um erro é encontrado em um disco rígido edição desktop, a unidade entrará em um ciclo de recuperação profunda para tentar reparar o erro, recuperar os dados da área problemática, e depois realocar uma área dedicada para substituir a área problemática. Este processo pode levar até dois minutos, dependendo da gravidade do problema. A maioria das controladoras RAID permitem que uma quantidade de tempo muito curto para um disco rígido para se recuperar de um erro. Se um disco rígido leva muito tempo para concluir este processo, a unidade será retirado da matriz RAID. A maioria das controladoras RAID permitir 7-15 segundos para recuperação de erros antes de retirar um disco rígido de um array. Western Digital não recomenda a instalação de discos rígidos Desktop Edition  em um ambiente corporativo (em um controlador RAID).

Os discos rígidos da Western Digital edição RAID têm um recurso chamado tler (Time Limited Error Recovery), que proíbe o disco rígido de entrar em um ciclo de recuperação profunda. O disco rígido só vai gastar 7 segundos para tentar se recuperar. Isso significa que o disco rígido não será retirado de um array RAID. Embora o tler ser projetado para ambientes de RAID, é totalmente compatível e não será prejudicial quando utilizado em ambientes não-RAID.
Fonte

Saiba mais sobre o TLER

Lista de discos rígidos da Western Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *