A história da Internet [Infográfico]

A Internet revolucionou a forma como nos relacionamos e possibilitou o surgimento de novos modelos de negócios. Você já contou quantas vezes ao dia acessa a internet? Ou mesmo quanto tempo consegue ficar sem usá-la? Pois é, ela já se tornou parte indispensável de nossas rotinas!

Este mês comemoramos no dia 17 de maio, o dia Mundial da Internet. Essa complexa rede que hoje atende nossas necessidades cotidianas nem sempre apresentou as mesmas finalidades. Acompanhe este especial que preparamos e fique por dentro da trajetória desta invenção que todos nós tanto amamos!

A arma secreta do governo Norte Americano

Tendo em vista como utilizamos a internet nos dias de hoje, é difícil imaginar que ela foi idealizada inicialmente como um recurso de guerra. O seu berço se dá em plena Guerra Fria (1947-1991), quando um conflito entre Estados Unidos e URSS era ainda latente. Podemos dizer que o Departamento de Defesa dos EUA foram os inventores de nossa querida rede, no final da década de 60. O projeto foi idealizado pela Advanced Research and Projects Agency (Arpa) e financiado pela Nasa em conjunto com o Pentágono.

A web foi idealizada como uma forma de manter as comunicações caso os ataques inimigos destruíssem os meios tradicionais de telecomunicações. No dia 29 de outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, com o envio do primeiro e-mail da história.

A Internet é pop

A década de 70  representou momentos de mudança nos padrões de conexão, que culminaram nos atuais protocolos de Internet além do desenvolvimento de novas tecnologias para fazer com que as novas redes pudessem suportar um número crescente de acessos.

O inicio da popularização da internet começou em 1988 com a abertura da rede para interesse comerciais. No início dos anos 90, o cientista Tim Berners-Lee criou a World Wide Web, dando origem ao famoso “www”. Esse grande passo possibilitou a utilização de uma interface gráfica, desta forma a web iniciou seu crescimento mais acelerado.

Em sintonia com este crescimento surgiram também os novos browser ou navegadores (Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx), diante disso, ocorreu uma grande proliferação de sites, chats, redes sociais (orkut, facebook, msn, twitter), tornando a internet a rede ou teia global de computadores conectados.

O que nos reserva?

A internet consolidou-se rapidamente com o público em geral, em sintonia com a facilidade de aquisição de computadores e o boom das redes sociais a partir dos anos 2000. O mercado também apostou em soluções online como o e-commerce, jogos online, o streaming e tantas outras novidades e assim, vivemos em uma realidade totalmente conectada, inclusive em nossos celulares com rede 3G e atualmente, 4G.

Certamente, em um curto espaço de tempo, presenciaremos tantas outras novidades derivadas da internet! Para que você fique por dentro de toda a sua trajetória e ainda de quebra, alguma curiosidades, elaboramos o infográfico abaixo.


Gostou do nosso infográfico? Você pode Baixá-lo clicando aqui.

Para você que está em busca de um serviço de hospedagem, aproveite a consultoria gratuita da BS2! Nossos profissionais estão preparados para te orientar sobre os melhores planos, espaço de armazenamento, layout e registro de domínio. Para receber uma consultoria gratuita clique aqui.

 

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *