Segurança na Internet: 5 Dicas essenciais

Um dos principais debates em torno do Dia Internacional da Internet é a segurança atrelada a sua navegação. Com a rápida expansão da rede, não são raros os casos em que o usuário se expõe ao perigo. Colocar em prática hábitos de segurança são uma forma de se proteger de fraudes, espionagem, roubo de arquivos e senhas.

Elaboramos a seguir 5 dicas para que você fique protegido e possa sempre desfrutar do melhor que a rede pode oferecer!

1) Senhas mais seguras

Hoje a maioria dos serviços que utilizamos na rede nos pedem uma senha de acesso. Apesar de parecer mais prático ter apenas uma senha padrão para todos os seus logins, esta prática pode ser extremamente perigosa. Caso um invasor descubra o acesso a um de seus sites de acesso terá a todos os outros.

Sempre crie diferentes senhas para cada serviço online que se inscrever. Na hora de elaborá-las, prefira sequências de letras maiúsculas e minúsculas, acrescente também numerais e caracteres especiais. Para proteger-se de espiões, também atualize suas senhas a cada três meses.

2) Log Out Sempre

Lembre-se sempre de deslogar após a navegação em portais que exigem login e senha. Busque pelos botões Logout, Logoff, Sair ou Desconectar, fique atento pois às vezes eles não ficam em tanta evidência.

Pode parecer uma recomendação banal mas são comuns os casos em que as pessoas apenas fecham a janela do navegador ou entram em outro endereço a partir de lá. Cuidado ao fechar a janela pois o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento, a próxima pessoa que acessar o site irá entrar automaticamente com seu usuário.

3) Cuidado com o Wi-fi

Fique atento ao Wi-fi gratuito, especialmente se estes não exigirem senha de acesso. Muitas vezes, este tipo de wi-fi pode ser uma armadilha para capturar seus dados ou mesmo para te direcionar até sites falsos.

O roteador de Wi-Fi doméstico também requer sua atenção, nunca deixe-o aberto para que qualquer pessoa possa acessar. Também troque as configurações de fábrica inserindo login e senha própria. Uma sugestão é utilizar senhas criptografadas, com vários caracteres gerados aleatoriamente (Criptografia WPA/WPA2).

4) Alie Antivírus e Antimalware

O Antivírus é o primeiro passo para quem quer proteger sua máquina contra ameaças que podem apagar seus dados ou até mesmo queimar seu computador. É sempre importante certificar-se de que o programa e as definições de pragas estejam atualizadas. 

Apesar da importância do antivírus, com a crescente da internet e seus respectivos riscos, sugerimos que concilie o funcionamento do antivírus com varreduras de antimalware.

Malware é um software malicioso que inclui mais ameaças além dos vírus, como spywares e cavalos de tróia. Para ambos os casos de  proteção existem versões pagas e gratuitas. Sugerimos que invista em uma versão privada devido ao amplo suporte que esta opção oferece.

5) Toda empresa precisa de um Cloud

Para empresas a segurança na internet também é um assunto que deve ser pensado. Não são raras histórias de companhias que perdem todos os seus dados do dia para a noite devido à ataques de piratas cibernéticos. A melhor forma de estar precavido é recorrendo ao armazenamento de seus dados via Cloud.

O principal diferencial do Cloud é que com este sistema a sua aplicação, ou mesmo um conjunto de aplicativos e recursos, serão hospedados em outra empresa de confiança. Tudo fica ao encargo de um DataCenter que proverá o serviço ao cliente.

Esta é a maneira mais eficaz de ter seus dados protegidos de ameaças cibernéticas, pois o sistema Cloud criptografa seus arquivos e promove o backup automático, a chance de invasão ou de perda de dados é quase nula.  

—–

Agora que você está por dentro de todas as dicas para se proteger virtualmente, te aconselhamos a adquirir um Cloud em sua empresa. A BS2 oferece o serviço de Cloud tendo como principais diferenciais:

  • Planos customizáveis: flexibilidade para aumentar ou diminuir a capacidade do servidor;
  • Servidor no Brasil e pagamento em reais;
  • Suporte em português com equipe técnica especializada;
  • Atendimento rápido e ágil, nada de ficar horas esperando ser atendido.

Para receber uma apresentação gratuita de Cloud da BS2 clique aqui.

Para receber uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas clique aqui.

 

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *