Afinal oque são POP3, IMAP e SMTP?

 

Olá, as vezes ao configurar nossos aplicativos de e-mail(Outlook, Thunderbird, Apple Mail, etc) nos perguntamos:

  • O que é esse POP3, IMAP e SMTP que configuramos em nosso cliente de e-mail?
  • Qual devo escolher para receber meus e-mails: POP3 ou IMAP?

 

Como veremos a seguir, os três tem suas vantagens e, após ler nossa breve explicação, ficará muito mais fácil para você decidir qual é a opção ideal para você receber seus e-mails(IMAP ou POP3).


 

POP3

É um protocolo para recebimentos de e-mails em que, ao sincronizar sua conta com seu aplicativo, armazenará os seus e-mails em seu dispositivo local (computador, celular, etc) criando um arquivo de dados. Conforme for configurado, o e-mail será excluído do servidor imediatamente, ficando salvo apenas no seu arquivo de dados, evitando Caixa cheia.


 

IMAP

É um protocolo para recebimentos de e-mails que exibe em seu cliente de e-mail todas as mensagens que estão armazenadas no servidor de seu provedor. Desta forma, os e-mails podem ser visualizados de qualquer dispositivo, sendo possível visualizar, excluir e organizar mensagens diretamente do servidor de e-mail.


 

SMTP

É o protocolo padrão para envio de e-mails, não permitindo que um usuário descarregue as mensagens de um servidor. Para isso, é necessário um cliente de e-mail com suporte ao protocolo POP3 ou IMAP para receber e-mails, sendo assim a maioria dos clientes atuais.

Lembre-se que ao contrário dos protocolos POP e IMAP, o SMTP é o protocolo responsável somente pelo envio de e-mails.

 

Atenciosamente,

Equipe de Suporte BS2.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.