[Alerta] A ameaça Petya é o novo ransomware a causar caos no globo

Para quem não se lembra, em maio deste ano, o devastador ransomware WannaCry afetou mais de 300 mil computadores em mais de 150 países, inclusive o Brasil. O ransomware é uma ameaça que quando infecta um computador, criptografa todos seus dados e depois exige um resgate por estes arquivos.

No dia 27 de junho uma nova versão desta ameaça malware, o Petya começou uma série de ataques na Europa e rapidamente começou a se espalhar pelo globo. O Petya está trazendo prejuízos para uma série de empresas, segundo dados da Tecmundo, os criminosos por trás do Petya já conseguiram US$ 10 mil (R$ 33 mil) em bitcoins. Os computadores domésticos também correm risco uma vez que o Petya age sem um alvo específico. Este malware se espalha buscando vulnerabilidades em versões desatualizadas de sistema operacionais Windows mais antigos.

A seguir listamos as versões Windows que, segundo a SoftwareONE, são alvos do Petya:

  • Microsoft Office 2007 SP3
  • Microsoft Office 2010 SP2
  • Microsoft Office 2013 SP1
  • Microsoft Office 2016
  • Windows Vista SP2
  • Windows Server 2008
  • Windows 7 SP1

No dia 11 de abril a Microsoft disponibilizou um pacote de atualização para correção dessa vulnerabilidade, para ter acesso às atualizações, clique aqui.

Para se proteger do Petya mantenha o Windows e os programas sempre atualizados. Para conferir mais dicas de segurança, clique aqui.

Ressaltamos para que não pague nenhum resgate ransomware. O mercado do crime virtual gera bilhões de dólares anualmente pelo mundo. Caso sua empresa vítima do Petya, desconecte imediatamente as máquinas infectadas da rede. Dê toda a atenção às máquinas de backup, tomando cuidado para que não sejam atingidas pelo malware caso conectadas a sua rede.

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *