Afinal qual a diferença entre site e blog?

Você já deve ter se perguntado qual a diferença entre site e blog. Ambos são formas de colocar o seu negócio online mas a principal diferença está no jeito que o seu conteúdo é disposto!

A importância de todo negócio estar online já não é mais segredo para ninguém. Entretanto ainda é comum a dúvida sobre qual canal é a melhor escolha para entrar no mundo virtual. As principais formas de estar neste universo são através de sites, blogs e redes sociais. Neste post vamos explicar as principais diferenças entre sites e blogs e como trabalhar em cada umas dessas plataformas.

Sites

Os sites são os cartões de visita virtuais para o seu negócio. Seu principal objetivo é passar as principais informações sobre sua empresa e seus produtos ou serviços. Sua estrutura geralmente é um pouco mais rígida com seções bem definidas e uma home para destacar as principais áreas do site, sua atualização também é feita com uma menor frequência.

Um website permite a interação  através de formulários de contato, e-mails, e ainda com atendimento via chat.  

O primeiro passo para ter um site é definir seu domínio que é o nome de registro que será digitado na barra no navegador na hora de acessá-lo. O nome de domínio será de exclusividade sua. Para ter acesso ao manual exclusivo de instruções de como obter o domínio, clique aqui.

Blog

Pensando em estrutura tecnológica, os blogs são muito similares aos sites. As principais diferenças residem na sua apresentação de conteúdo. Os Blogs são mais dinâmicos com a atualização de conteúdo frequente. Seu principal objetivo é promover a interação com os interessados no tema de seu blog. Para as empresas ter um blog pode representar uma ótima estratégia de marketing uma vez que escrevendo sobre sua especialidade você tem a chance de educar seu clientes e preparar o leitor para a compra. Mostrando que você é expert no assunto, você se mostra como uma opção de compra mais confiável.

Os Blogs também funcionam muito bem para freelancers e para projetos individuais. Com umas estrutura de fácil manuseio, é possível postar seu portfólio e mantê-lo atualizado. Com seu trabalho online, fica mais fácil de ser encontrado e de ainda passar sua experiência. Para projetos individuais, basta ter algum tema de afinidade e começar a escrever! São muitas as histórias de pessoas que começaram com um blog como hobby e hoje conseguem se manter exclusivamente dessa atividade.

Para criar seu blog também é preciso ter um domínio mas caso seu blog esteja atrelado ao seu site, é possível aproveitar o domínio do mesmo. Um domínio possibilita a divisão dele mesmo em vários outros, isso é chamado de subdomínio. Então se por exemplo seu endereço é: www.meunegocio.com o domínio do seu blog pode ser www.meunegocio.com/blog/. Como vantagens, através do subdomínio é possível ter sites relacionados, bem como o corte de custos. 

Use blogs e sites como aliados

Tanto o Blog quanto o Site são ferramentas essenciais para seu negócio estar no mundo virtual. Os sites são fundamentais para apresentar sua empresa ao mundo, passando confiança e profissionalismo. O Blog pode atuar de forma aliada ao seu site, neste canal é possível demonstrar toda a sua expertise naquilo que você vende. Invista na criação de conteúdos ricos que agreguem valor aos seus clientes e possíveis compradores. 

Para entender todo o passo a passo na criação de um site, clique aqui.


Para você que está em busca de um serviço de hospedagem para o seu site ou blog, aproveite a consultoria gratuita da BS2! Nossos profissionais estão preparados para te orientar sobre os melhores planos, espaço de armazenamento necessário para seu projeto, layout e registro de domínio. Para receber uma consultoria gratuita em hospedagemclique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.